Estive na semana passada em São Paulo para o Fashion Meeting, um evento na Belas Artes, que reuniu grandes nomes da moda e imprensa nacional.
E tem gente que ainda acha que quem trabalha com moda não tem conteúdo. É aí que vocês se enganam! Todos os profissionais com sucesso na carreira de moda estudaram e ainda estudam MUITO. Parece fácil e fútil, mas para chegar lá é preciso muita bagagem de moda e de mundo.
O evento foi tão rico que resolvi fazer um top 5 dos temas abordados e sobre o que aprendi por lá.
EMPODERAMENTO FEMININO
Tema super em alta no mundo! São as mulheres fazendo a diferença e no poder. Este bate papo teve a mediação de minha coach Bru Fioreti (que adoooroo)! E histórias riquíssimas de Negra Li, Fluvia Lacerda e Maithe Birman foram contadas inspirando as mulheres a se jogarem e assumirem as rédeas, seja da vida, do trabalho ou do amor. O tema maior foi a aceitação de quem somos e o poder que temos em nossas mãos por sermos mulheres. Não é feminismo, é igualdade e empoderamento.
As perguntas da platéia também geraram mais debate rico ainda quando foi citado o termo “recatada e do lar”. “Elas também podem ser consideradas empoderadas?” A conclusão que chegamos é que a palavra recatada não agrada, e que poderia ser substituída por “estratégicas e do lar”, pois foram essas mulheres estratégicas (nossas mães) que se calaram e até acabaram obedecendo os maridos, chefes e a sociedade por um período para criar e formar filhas que hoje tem voz, são super bosses e mudam o mundo.
MICROINFLUENCIADORES DIGITAIS
Estamos na era da venda e resultados. E quem disse que a crise não ia ser boa? Uma nova geração de influenciadores digitais chegou devagarzinho, com poucos números mas muito engajamento e fidelização de clientes, os microinfluenciadores digitais.
Pessoas como eu, aquela sua amiga que todo mundo adora stalkear no Instagram, as meninas que bombam nas cidades do interior do nosso país são a sensação do momento. Uma pesquisa online comprovou a eficiência dos microinfluenciadores nas vendas. Verifique a pirâmide apresentada abaixo.
Não entendeu? Te explico! Se a marca busca por alcance, ela deve contratar celebridades. Se ela busca consideração pelo seu produto ou serviço, deve contratar especialistas no assunto, gente que estudou mesmo e tem embasamento teórico para falar sobre. Se ela busca venda, deve contratar os microinfluenciadores digitais que influenciam por ter realmente usado e gostado do produto, por ter transmitido um feedback real para o consumidor. Não que as big influenciadoras não vendam, mas a proporção de venda é menor que o alcançe. Ou seja, um microinfluenciador alcança um número menor de pessoas conectadas, mas um público mais fiel e que vai comprar o produto apresentado.
TRAJETÓRIAS
Nada mais cool do que completar XX anos de sucesso na profissão que escolheu. No quadro trajetórias foram apresentados profissionais que admiro muito!
O primeiro deles foi Vittorino Campos, que com 29 anos tem talento de sobra e uma marca nacional, que leva o seu nome, reconhecida internacionalmente. Fiquei ainda mais fã! Ele apresentou suas coleções e ouso nomea-lo de Oliver Rousteing (atual estilista da Balmain com apenas 32 anos) brasileiro.
No segundo dia tivemos Ellus com Adriana Bozon e Rodolfo Souza. Eu acompanho a dupla já faz algum tempo, desde que comecei a acompanhar Ale Queiroz no SPFW, e minha admiração por eles só cresce. Não é puxar saco não, mas eles apresentaram a trajetória de 40 anos de marca Ellus no país, e pude notar o quanto estão a frente quando o assunto é lançar tendência. Pude acompanhar as criações da Ellus e incrivelmente, muitas tendências foram lançadas por eles 1 ano ou 1 temporada à frente das internacionais. O sucesso é inevitável, são cool hunters natos e mega antenados com o que acontece no mundo e na moda.
No último dia, Donata Meirelles – diretora de estilo da Vogue Brasil, que foi entrevistada pelo publicitário e seu marido Nizan Guanaes. Me senti completa, publicidade e moda juntas, casadas e felizes. Bate papo engraçadíssimo entre marido e mulher. E uma história de uma mulher super antenada e que realmente entende de moda e business.
DESCONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS
Ao se apresentar publicamente para um auditório lotado de fashionistas e profissionais da moda algumas máscaras caem, a essência do personagem é mostrada e pode-se perceber quando a pessoa tem ou não bagagem de moda para comentar sobre. Acredito que essa percepção, não foi somente eu quem tive, mas ouvi muito burburinho e comentários sobre quem realmente entende de moda e merecia ou não estar ali.
Não é a toa que comecei este post falando sobre estudar e entender de mundo, não é mesmo?! Hoje em dia, se esconder atrás de uma câmera e apresentar um programa de TV, ou estar atrás de um canal do YouTube, ou até mesmo de lentes fotográficas é bem mais fácil do que falar sua opinião em público com perguntas riquíssimas sobre a indústria fashion. Só assim conseguimos diferenciar quem vale a pena seguir e ouvir.
Alguns personagens fashion que adoramos foram desconstruídos por si próprios demonstrando que não entendem nada de mercado e que precisam estudar muito. As vezes é melhor não dar a cara no ao vivo e presencial mesmo! #ficaadica
ESSÊNCIA
O fato é que está tudo igual! As coberturas de semana de moda, as brincadeiras dos youtubers, os merchãs no Instagram e por aí a lista segue. Mas como inovar e parar de reclamar? Chego a conclusão de que pessoas gostam de pessoas reais. Mais uma vez a essência ganha da aparência. Pude perceber o quanto mais real e genuíno o influenciador for, maior será o seu público conectado.
O que mais temos nas mídias sociais são realidades forçadas que não mostram a essência do influenciador, é por isso que está tudo muito chato. Quem tem essência se destaca e permanecerá com um público fiel e engajado por muitos anos ainda.