O desfile de Ronaldo Fraga sempre me encanta. Na verdade eu tenho uma admiração imensa pelo estilista, que vai desde a prova de roupa até a passarela.
Quem não sabe, ou chegou agora aqui no GTL, eu trabalho com Alê Queiroz nas semanas de moda no Brasil e ajudo no fitting e casting com ele. Ou seja, acompanho as provas de roupas junto com os estilistas, camareiras, stylists e modelos. Eu adooooro, pois fico sabendo tudo sempre uma semana antes da semana de moda. Só que óbvio, não posso postar nada!
O que mais gosto é a vibe de toda a equipe de Ronaldo e sua mulher, Ivana! Eita gente do bem! Me sinto acolhida e feliz durante o processo todo. Juro!
E para esta coleção não poderia ser diferente! Ele conta uma história cheia de verdade e nos envolve, nos emociona novamente! Refugiados desfilando no meio das modelos fazem uma crítica a intolerância das diferenças. As peças comunicam a cultura dos refugiados e suas histórias.
Inspiração
A inspiração veio de uma viagem de dois meses que Ronaldo fez na África, onde ele não fazia ideia de que sua coleção sairia dali. Dessa viagem, o estilista teve experiências significativas, principalmente em Moçambique, com refugiados e escritores.
As máscaras de crochê, apelidadas de Máscaras de Burundi, que abriram o desfile, vieram dos protestos e manifestantes que usaram máscaras no ano passado em Burundi, na África Central.
Tecidos
A coleção de Ronaldo traz muito algodão e linho. Amo quando uma coleção vem com tecidos bons, sim as peças ficam mais caras, mas o conforto é indescritível. Quem presta atenção no tecido da peça antes de comprar sabe como isso faz diferença.
Vi também organza, tule, gaze e paetês. Simm, brilho também na coleção de Ronaldo. Confesso que não sou muito fã de paetê, mas ele sabe o que faz.
Hair and Make up
A beleza assinada por Marcos Costa teve inspiração nos cabelos trançados das moçambicanas refugiadas, e nenhum era igual ao outro. Marcos criou uma variedade de cabelos e cabeleireiras especializadas em tranças afro fizeram parte de sua equipe nesta temporada. Eu fiquei morrendo de vontade de fazer aquele cabelo.
A pele veio iluminada e com pouca correção, tudo para dar destaque aos cabelos.
Acessórios
Brincos, colares e pulseiras volumosas fizeram a diferença nas peças de Ronaldo.
Adorei os óculos também que foram amarrados com fita.
Sandálias
As sandálias foram feitas pela Amazonas, de couro ecológico e super sustentáveis.

Foto: Reprodução Instagram
Além das sandálias baixas também vieram uns saltinhos na tendência do couro brilhoso e oxford colorido.
Todos os looks
Estamos há cada dia melhorando, profissionalizando o nosso trabalho e respeitando o trabalho de nossos colegas.
Nesta temporada eu não estava com um fotógrafo trabalhando para o site e não tenho fotos da passarela, mas se vocês ficaram curiosos sobre os looks, podem clicar AQUI, que serão direcionados para o site da FFW, e poderão ver a coleção toda.